quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hipocrisia e afins

Bom... Começo este novo ano com um projeto de vida muito rico, incluindo uma melhor participação no blog. E também decidi não ficar me remoendo e evitando "possíveis conflitos" com quem quer que seja. Desta vez escrevo a respeito da hipocrisia que existe no meio médico. Sempre fui muito crítico (às vezes até demais) quanto a alguns de meus "colegas", mas nada sem razão, ou por simples birra. Mantenho meus olhares de indignação a cada vez que escuto ou recebo piadas ou comentários a respeito do SUS. A última foi sobre "Os dez mandamentos do médico do SUS", onde havia rimas do tipo "Não sabe o que viu, dá Benzetacil..." e assim por diante. Seria cômico se não fosse trágico. Quando me refiro à hipocrisia dos médicos, estou me referindo àqueles que criticam o SUS, mas cobram por fora, dizem para o paciente que "O SUS não cobre", mas na verdade não querem gastar a cota recebida para sobrar mais, inventam códigos de internação para cobrarem mais caro e assim por diante. É muita gente que não tem moral nehuma para criticar coisa alguma. Vejo gente trabalhando no sistema e não cumprindo as horas para que são pagos, referenciam a pessoa atendida pra outros, sem nem ao menos tentar um tratamento, ou mesmo, como no caso da piada, colocam as culpas da incompetência técnica no SIstema, como se este fosse a entidade que criou os mandamentos, como um guideline. Aos alunos que estão estudando para serem médicos, atentem para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário